tipologia arquitetonica
A ARQUITETURA GERMÂNICA E SUAS INFLUÊNCIAS NAS EDIFICAÇÕES BRASILEIRAS: O CASO DE M.C.RONDON
Arlen Alberto Güttges*
Igor J. B. Valques**
RESUMO: O trabalho a seguir apresenta uma abordagem específica na forma de manifestação da cultura germânica através da arquitetura, no município de Marechal Cândido Rondon. Impulsionadas pela lei de isenção do IPTU, muitas das edificações da cidade começam um processo de remodelação, abarcando assim, um protótipo equivocado de estilo, adotando o típico alemão como o predominante, resultando numa total descaracterização. Nada ainda foi elaborado para determinar e delimitar as características necessárias para a coerente apresentação deste modelo arquitetônico alemão. Por isso, se faz necessário, um estudo aprofundado, para o esclarecimento sobre tais características e origens desse tipo de estilo (em especial o enxaimel), para que depois possam ser apuradas as viabilidades e possibilidades das aplicações do mesmo.
PALAVRAS–CHAVE: arquitetura, germânica, enxaimel.
INTRODUÇÃO
O tema escolhido para o trabalho final de graduação, apresenta uma abordagem histórica e cultural da arquitetura do município de Marechal Cândido Rondon, cidade localizada no extremo oeste paranaense e considerada por muitos, uma das mais germânicas do estado.
Devido ao amplo incentivo, com o objetivo de manter viva a cultura tudesca por parte da administração municipal e de descendentes alemães na cidade, boa parte das edificações localizadas no meio urbano, destacam-se por apresentar elementos decorativos em suas fachadas, que procuram reproduzir estilos da arquitetura alemã, predominante do século XIX.
Embora essas imitações arquitetônicas busquem o resgate e a preservação da tradição germânica, muitas apresentam uma mistura de estilos e materiais que configuram de forma totalmente equivocada a identidade arquitetural do município, trazendo a tona um plágio mal elaborado das
fachadas