Controle do tempo
1.1 - Introdução
O dia tem 24 horas para todos igualmente e nem sempre essas 24 horas são suficientes para que se desenvolvam todas as atividades diárias de um homem moderno.
Por este motivo, a maneira como utilizamos ou administramos o tempo é de extrema importância, pois isso pode nos trazer benefícios na nossa qualidade de vida, nas nossas relações interpessoais e na produtividade profissional.
Não importa o que se faça, o tempo não pará e não podemos recuperá-lo uma vez perdido. Perguntas sobre "Como administrar o tempo?" e "Como torná-lo mais produtivo?" vão ser necessárias para o desenrolar deste curso.
As respostas se darão após conhecermos os chamados "desperdiçadores de tempo", que são uma série de fatores que agem sobre nós, prejudicando a nossa boa administração do tempo. Por isso, é preciso conhecê-los, pois somente assim vamos conseguir atuar sobre eles.
1.2 - Desperdiçadores de tempo
Entre vários fatores, temos a falta de definição de prioridades, o planejamento inadequado, a falta de disciplina e a desorganização pessoal, o uso inadequado do telefone, o desrespeito aos horários, os problemas de comunicação, a burocracia excessiva, as mudanças de prioridades, a dificuldade de lidar com várias coisas ao mesmo tempo, a falta de ambientes adequados para trabalhos que exijam concentração, e a dificuldade de tomar decisões.
Conhecendo esses desperdiçadores de tempo que atuam principalmente no trabalho, na vida profissional e em casa, vamos conseguir melhorar e até mesmo administrar o tempo.
1.3 - Atividades prioritárias
Primeiramente devemos dar ênfase em uma das coisas mais importantes de nossa vida, que são nossas atividades prioritárias.
Atividades prioritárias são diferentes de atividades importantes e de atividades urgentes.
Vamos conhecer um pouco sobre cada uma delas...
Uma atividade importante é aquela que nos traz resultados efetivos e significativos. Já, uma atividade urgente é