controle do movimento
Índice da Anatomia e Fisiologia
Fisiologia básica
Sistema Nervoso
Aparelho Respiratório
Aparelho Circulatório
Sistema Ósseo e Articular
O Sistema Muscular O Controle do Movimento
Classificação do Movimento Humano
Para facilitar a compreensão deste tema, dividimos os movimentos em três classes distintas, a que correspondem mecanismos de controle específicos: Os mov. reflexos, os mov. voluntários e os mov. balísticos. Os movimentos balísticos, apesar de se incluirem na classe dos movimentos voluntários, merecem um tratamento diferenciado, pelas suas características próprias, como vamos ver.
Controle dos movimentos reflexos
Designam-se movimentos reflexos aqueles que são desencadeados por uma ordem motora da medula, sem recorrer ao encéfalo. Apesar de a generalidade das pessoas desconhecer que a Medula tem esta capacidade, a verdade é que os reflexos são desencadeados sem haver nenhuma interferência do cérebro. O exemplo clássico deste tipo de movimentos é a reacção à queimadura, em que retiramos de imediato o segmento afectado, sem que seja necessário "pensar no assunto".
Controle dos movimentos voluntários
Os impulsos nervosos que provocam os movimentos voluntários têm origem no cortex cerebral (na zona conhecida por cortex motor) e são conduzidos para a medula. No entanto, antes de deixarem o encéfalo, ramos colaterais enviam uma cópia da ordem motora (cópia de eferência) aos núcleos da ponte e daí ao cerebelo, que compara essa informação com a informação proprioceptiva que recebe; isto é: informação relativa ao estado do aparelho locomotor, posição, pressão, dor, etc. Seguidamente (se necessário), origina um estímulo correctivo que atinge o cortex, alterando a ordem motora de acordo com as necessidades do aparelho locomotor. Para além deste controle, o cortex motor também pode introduzir correcções, de acordo com outros estímulos, como o visual.
Movimentos Balísticos
São os movimentos rápidos em que não há