Controle de vetores
O controle mecânico compreende técnicas bastante simples e eficazes,representado algumas vezes alto investimento inicial,porém com resultados permanentes,pois envolvem ações de saneamento básico e de educação ambiental,como:
♦ drenagem e retificação de criadouros;
♦ coleta e destino adequado de lixo;
♦ destruição de criadouros temporários;
♦ telagem de janelas. http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/controle_vetores.pdf
-------------------------------------------------
Vetores mecânicos:
Agem apenas como transportadores de gentes infecciosos; são insetos que caminham ou voam e que carreiam o agente através de suas patas, probóscida ou asa contaminadas, ou pela passagem do microorganismo através do trato gastrointestinal.
Os insetos podem atuar como vetores – ou seja, agentes transmissores de doenças – de duas formas principais. Uma delas é a transmissão mecânica. Assim como as pessoas podem trazer para dentro de casa sujeira impregnada no sapato, “a mosca doméstica pode carregar nas patas milhões de microorganismos que, dependendo da quantidade, causam doenças”. Essa é uma forma de o homem contrair doenças debilitantes e mortíferas como a febre tifóide, a disenteria e até mesmo a coléra. As moscas também contribuem para a transmissão do tracoma – principal causa da cegueira no mundo. O tracoma pode causar a cegueira por danificar a córnea, que é a parte anterior do olho localizada na frente da íris. No mundo todo, cerca de 500 milhões de pessoas sofrem desse fragelo.
A barata, também é suspeita de transmissão mecânica de doenças. Segundo especialistas, o surto de asma, principalmente em crianças, está relacionado com a alergia a baratas.
É o vetor que carrega o parasita, mas este não se multiplica ou se desenvolve no vetor. O vetor serve simplesmente de transporte ao parasita.
Fase Inicial: febre alta, cansaço, batimentos cardíacos mais lentos, fortes dores de cabeça, manchas rosadas na pele. Agravamento: