Controle de versão
É NECESSÁRIO UM CONTROLE DE MODIFICAÇÃO EM UM PROJETO DE SOFTWARE. POIS UMA PEQUENA ALTERAÇÃO NO CÓDIGO PODE CRIAR UMA GRANDE FALHA NO PRODUTO COMO TAMBÉM PODE REPARAR UMA FALHA GRANDE OU PROPORCIONAR MAGNIFICAS CAPACIDADES NOVAS. PRECISA DE UM BALANCEAMENTO, ONDE MUITO CONTROLE DE MODIFICAÇÃO CRIA PROBLEMAS E POUCO CONTROLE CRIA OUTROS PROBLEMAS.
COMO ACONTECE ESTE CONTROLE?
UM PEDIDO DE MODIFICAÇÃO É APRESENTADO E AVALIADO PARA DETERMINAR O MÉRITO TÉCNICO, E O IMPACTO EM OUTROS ITENS DE CONFIGURAÇÃO E FUNÇÕES DO SISTEMA E O CUSTO PROJETADO DA MODIFICAÇÃO.
OS RESULTADOS DESTA AVALIAÇÃO SÃO APRESENTADOS EM FORMA DE RELATÓRIO PARA UMA PESSOA OU GRUPO QUE TOMA A DECISÃO FINAL.
SE FOR PAROVADA O ITEM A SER MUDADO É RETIRADO DA BASE DE DADOS DO PROJETO,E É FEITA A MODIFICAÇÃO.O ITEM ENTÃO É DEVOLVIDO Á BASE DE DADOS,COM ISSO UTILIXASE O CONTROLE DE VERSÃO PARA CRIAR UMA NOVA VERSÃO DO PROGRAMA.
AUDITORIA DE CONFIGURAÇÃO
TODOS OS PROCESSOS OU TIPOS DE CONTROLE (DE VERSÃO E DE MODIFICAÇÃO) AJUDAM O DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE A MANTER A ORDEM. NO ENTANTO ESTAS FERRAMENTAS SÓ ACOMPANHAM A MODIFICAÇÃO ATÉ QUE UM ECO SEJA GERADO.
O QUE É ECO?
ELA DESCREVE A MODIFICAÇÃO A SER FEITA,AS RESTRIÇÕES QUE PRECISAM SER RESPEITADAS E OS CRITÉRIOS DE REVISÃO E AUDITORIA.
ENTÃO COMO PODEMOS GARANTIR QUE A MODIFICAÇÃO FOI TOTALMENTE IMPLEMENTADA APÓS O ECO SER GERADO?
ATRAVÉS DE REVISÕES TÉCNICAS FORMAIS E AUDITORIA DA CONFIGURAÇÃO DE SOFTWARE.
REVISÕES TÉCNICAS: ELE CORRIGE ALGUM ITEM DE CONFIGURÇÃO QUE FOI MODIFICADO. ELE AVALIA O ITEM PARA DETERMINAR SUA CONSISTÊNCIA COM OUTROS ITENS.
AUDITORIA DE CONFIGURAÇÃO: COMPLEMENTA A REVISÃO TÉCNICA FORMAL, AVALIANDO CARACTERÍSITICAS DOS ITENS DE CONFIGURAÇÃO QUE GERALMENTE NÃO SÃO CONSIDERADOS DURANTE A REVISÃO. ALÉM DE FORMULA E RESPONDE ALGUMAS QUESTÕES COMO:
TODOS OS ITENS RELACIONADOS FORAM ADEQUADAMENTE ATUALIZADOS?
UMA REVISÃO TÉCNICA FOI FEITA PARA AVALIAR A CORREÇÃO