Ferramentas case e controle de versão de software
Engenharia de Software
Ferramentas CASE e Controle de Versão de Software
Jéssica Andrade Modesto
José Caique Oliveira da Silva
Lagarto - SE
Março, 2010
Ferramentas CASE
A sigla CASE significa “Computer Aided Software Engeneering”, em português: “Engenharia de Software Auxiliada por Computador”.
Ferramentas CASE são ferramentas utilizadas como suporte para desenvolver um software. Essas ferramentas oferecem um conjunto de serviços, fortemente relacionados, para apoiar uma ou mais atividades do processo de desenvolvimento de software e podem minimizar o tempo de desenvolvimento do programa, mantendo o alto nível de qualidade.
As vantagens em se utilizar uma Ferramenta CASE é o aumento da produtividade, melhor qualidade, diminuição dos custos, melhor gerenciamento e a grande facilidade de manutenção.
Cada ferramenta tem propósitos diferentes, fornece serviços diferentes, mas possuem algumas características em comum. As ferramentas CASE podem ser classificadas em: * Horizontais: oferecem serviços utilizados durante todo o processo de software; * Verticais: utilizadas em fases específicas do processo de software.
Elas também podem ser classificadas de acordo com os serviços que oferecem, dentre as quais, cita-se. * Documentação; * Planejamento e gerenciamento de projetos; * Especificações formais; * Comunicação; * Análise e projeto de software; * Projeto e desenvolvimento de interfaces; * Programação; * Gerenciamento de Configuração; * Controle de Qualidade.
Ou ainda, categoricamente, elas podem ser: * Lower CASE - ferramentas de codificação (front-end); * Upper CASE - ferramentas de análise, projeto e implementação; * Integrated CASE - união de Upper e Lower CASE.
Um dos componentes indispensáveis de uma ferramenta CASE é a modelagem visual, ou seja, a possibilidade de representar, através de modelos