Controle de temperatura
1- FINALIDADE
Este procedimento tem por objetivo controlar a temperatura do refrigerador no qual são acondicionados produtos que necessitam serem mantidos sob temperatura controlada, assegurando a integridade dos medicamentos de acordo com as recomendações de armazenamento dos fabricantes.
2 – RESPONSABILIDADE
O responsável deve ser o colaborador treinado pelo farmacêutico responsável, que trabalhe diretamente na estocagem de medicamentos na farmácia.
3 – EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS * Refrigerador exclusivo para guarda de medicamentos. * Termômetro instalado dentro do refrigerador.
4 – PROCEDIMENTO
Observar a temperatura indicada no termômetro e anotar no Registro de Temperatura, nos horários especificados pelo responsável técnico. Anotar a data e rubricar ao lado da marcação feita.
Verificar se a temperatura observada está dentro da faixa descrita na tabela a seguir.
Tabela de faixa de temperatura para guarda de medicamentos (segundo FB V edição): * Refrigerador entre + 2ºC e + 8ºC * Congelador entre 0ºC e - 20ºC
Quando a temperatura observada não corresponder as especificadas na tabela, verificar a posição do termostato e/ou informar ao farmacêutico responsável sobre o ocorrido para que este providencie o conserto do equipamento e descarte os medicamentos que poderiam ter sido afetados pela temperatura irregular. É proibida a guarda de qualquer alimento no refrigerador destinado à estocagem de medicamentos. Não é recomendada a guarda de medicamentos na porta do refrigerador, por ser esta área mais susceptível a mudanças bruscas de temperatura.
Devem-se manter garrafas de água na porta do refrigerador para minimizar o risco de perda de refrigeração na ocasião de falta de energia por curto espaço de tempo, devendo-se ter o cuidado de não abrir a porta até o reestabelecimento da energia. Logo após o reestabelecimento da energia, deve-se observar e registrar a temperatura no