controle de qualidade
Aprova o Regulamento Técnico que estabelece as diretrizes básicas de proteção radiológica.
2º SLIDE: Editada em junho de 1998 pelo MINISTÉRIO DA SAÚDE E VIGILÂNCIA SANITÁRIA constitui na prática, Um dos seus principais aspectos refere-se ao fato da obrigatoriedade da implantação de um programa de garantia de qualidade.
Um PGQ são conjunto de ações sistemáticas e planejadas visando garantir a confiabilidade adequada quanto ao funcionamento de uma estrutura, sistema, componentes ou procedimentos, de acordo com um padrão aprovado.
Um PGQ tem três objetivos principais:
Em radiodiagnóstico, estas ações devem resultar na produção continuada de imagens de alta qualidade com o mínimo de exposição para os pacientes e operadores.
PGQ: Um programa de garantia de qualidade pode produzir radiografias de alta qualidade minimizando custo e exposição do paciente. Garantia de qualidade envolve: CQ: Inclui medidas em aparelhos e AQ refere-se aos métodos administrativos para corrigir os problemas desenvolvidos pelo CQ.
A Portaria 453 regulamenta, em seus itens 4.44 e 4.45, as condições ideais de funcionamento de todos os equipamentos de raios X, que devem passar regularmente por testes de verificação de desempenho ou testes de constância (Visa à avaliação dos parâmetros de funcionamento do aparelho e consequente constatação da necessidade ou não de manutenção corretiva).os quais são divididos em quatro grupos, por intervalo de tempo.
São eles: testes bianuais, anuais, semestrais e semanais.
Esse conjunto de testes tem por finalidade verificar determinados e específicos parâmetros do equipamento para a adequação do mesmo quando necessário.
Testes bianuais de CQ valores representativos de dose dada aos pacientes em radiografia
Testes anuais de CQ camada semi-redutora; tamanho do ponto focal; vedação da câmara escura.
Testes semestrais de CQ exatidão do sistema de colimação; contato tela-filme; integridade das telas e chassis;
Testes