Controle de processos
A sociedade de hoje é movida por vários processos que possuem um certo nível de complexidade, como o transporte de pessoas e mercadorias e a produção industrial, os quais precisam funcionar regularmente para que se mantenha a ordem social. Por isso a importância de se conhecer o controle de processos. Controlar um processo significa atuar sobre ele ou sobre as condições as quais ele está sujeito. Entre os objetivos do controle de processo estão a amplificação de potência, controle remoto, a estabilidade operacional e a segurança pessoal.
Elementos do sistema necessários para o controle de processo:
- Elementos sensores: são responsáveis pela leitura do estado em que o processo se encontra;
- Elementos atuadores: atuam sobre uma grandeza física do processo, atendendo a comandos que podem ser manuais ou automáticos;
- Controladores: unem o resultado da leitura dos elementos sensores, e a partir dos objetivos de controle, manipulam os elementos atuadores.
Variáveis do processo:
- Variável controlada (PV): grandeza do sistema de interesse a ser medida e mantida em um valor desejado;
- Variável manipulada (MV): grandeza ou condição alterada de modo a permitir que a variável controlada seja afetada;
- Valor de referência (Set Point): valor desejado para a variável controlada.
Comunicação:
A comunicação entre os elementos é feita através de protocolos, por meio de redes industriais, como Ethernet, Device Net e Hart.
Sistemas Supervisórios:
São os programas gerenciadores de dados em processos industriais.
Classificação do controle segundo o sinal e entrada:
- Controle em malha aberta: Consiste em aplicar um sinal de controle pré-determinado, esperando-se que ao final de um determinado tempo a variável controlada atinja um certo valor ou apresente um certo comportamento. O sinal de controle não é calculado a partir de medição do sinal de saída;
- Controle em malha fechada: Diferencia-se do controle