Controle de Estoque
O controle de estoque abrange todo o controle físico e como calcular o seu custo. Dentro dele temos o cuidado de manter a entrada adequada dos materiais, prevemos meios para que não haja excessos, perdas, danos nos materiais estocados.
1.1-CONCEITOS DE CONTROLE DE ESTOQUES
A função controle é o fluxo de informações dada a comparação de resultados, ou sejas: É comparado o resultado planejado, essas informações podem ser arquivadas para que quando necessárias possam ser analisadas ou comparadas com controles anteriores. Para implantar um controle de estoques deve ser feito um planejamento para ter noção dos resultados esperados com o mesmo, ”sem planejamento nada funcional”. Dentro de uma empresa é necessário ter algumas informações, são elas:
Corretas e precisas;
Válidas;
Completas;
Única e mutualmente exclusivas;
Compreensíveis;
Timing: geradas em tempo. Dentro de um estoque se espera um local organizado e de fácil acesso para a retirada e reposição dos materiais, essa garantia de acesso fácil é esperada que seja dada pelo administrador de materiais, que também deve manter o controle em seu estoque, evitando o excesso de matéria-prima ocasionando perdas e ou a falta das mesmas.
1.2 DOCUMENTOS DO CONTROLE DE ESTOQUE.
Para que o controle de estoques seja eficiente, é necessário que exista alguns documentos para esse acompanhamento.
Alguns exemplos são:
Requisição de compras: Se utiliza para a aquisição de certo item para reposição de estoques entre almoxarifado e setor de compras.
Requisição de fabricação: Se utiliza para a reposição no estoque de um item que deve ter uma pré-montagem, esta requisição é entre almoxarifado e setor de montagem, após montado, o item retorna ao estoque.
Pedido de compra: É a solicitação de entrega de um determinado item enviada ao fornecedor escolhido pela melhor cotação apresentada. Esses documentos variam de empresa para empresa.
1.3 TEMPO DE REPOSIÇÃO.
É o tempo em que leva para detectar