Controle de estoque
Citando os pontos importantes no controle de estoques é que não importa o método utilizado para controlar os estoques, seja visual, registro em fichas simples ou por programas de computador. O importante é que ele exista e dê subsídios para que o gestor de estoques possa tomar decisões acertadas. No comercio, os estoques de mercadorias representam mais de 70% do capital de giro aplicado. Na indústria, estoques de matérias-primas, matérias secundários, componentes, acessórios ou mesmo produtos acabados são fundamentais no processo de produção e comercialização. Produto parado no estoque gera depreciação e perdas . Por outro lado, a sua falta pode gerar cortes de pedido e perdas no faturamento por isso é essencial um gerenciamento eficaz do estoque. Codificar os produto ou mercadorias é substituir suas especificações por códigos para simplificar o controle. A determinação dos limites mínimo e máximo de quantidade d produtos de produtos em estoques, entre outros problemas, previnem: * Cancelamentos e alterações de pedidos ; * Trocas de mercadorias; * Compras de emergência.
Um exemplo que posso citar:
JUST IN TIME
O Just in Time (JIT) surgiu no Japão em meados da década de 70, sendo sua idéia básica e seu desenvolvimento creditados à Toyota Motor Company, a qual buscava um sistema de administração que pudesse coordenar a produção com a demanda específica de diferentes modelos e cores de veículos com o mínimo atraso.
O sistema de "puxar" a produção a partir da demanda, produzindo em cada somente os itens necessários, nas quantidades necessárias e no momento necessário, ficou conhecido no Ocidente como sistema Kanban. Este nome é dado aos cartões utilizados para autorizar a produção e a movimentação de itens, ao longo do processo produtivo. Contudo, o JIT é muito mais do que uma técnica ou um conjunto de técnicas de administração da produção, sendo considerado como uma