Controle de estoque
IDENTIFICAÇÃO DO TRABALHO E DA AUTORIA
AUTOR(ES): Anderson Almeida David Hoffman Poliane Aparecida Rogério J. Prates Warlem A. Figueiredo Silva
PROFESSOR-ORIENTADOR: Martha Cristina Almeida
TÍTULO PROVISÓRIO DO TRABALHO: Controle de Estoque
CURSO: Engenharia de Produção TURMA: 03EGP01N1
ÁREA DA PESQUISA: Otimização de Processos de Estoque
DADOS SOBRE A PESQUISA
1 TEMA
Certamente um dos passos mais importantes na condução de uma empresa é o planejamento.
Decisões estratégicas, tais como aquelas que tratam de capacidade, nível de serviço e rede de distribuição, são complexas e envolvem o comprometimento de recursos ao longo de vários anos.
O planejamento da produção está ligado às políticas de manutenção de estoques. Os motivos pelos quais os estoques estão presentes nos canais de produção são vários, mas o planejamento dos níveis desses estoques está cada vez mais em evidência, pois eles se tornam variável determinante dos resultados financeiros de muitos ramos empresariais.
Lenard e Roy (1995) afirmam que o controle de estoque é estudado desde 1913 com Harris. Pode-se afirmar que o bom funcionamento de tal área é vital para uma organização, uma vez que representa boa parte dos custos logísticos. Assim, é evidente a necessidade de se buscar a otimização do gerenciamento desses serviços. Um bom gerenciamento de estoques equaciona as questões de disponibilidade, nível de serviço e custos de manutenção (KREVER et al., 2003).
Os modelos científicos baseados em pesquisa operacional fornecem fundamentação teórica para a construção de sistemas de suporte à decisão na área de planejamento da produção e gerenciamento de estoques.
1.1 Gestão de estoque
O conceito de estoque possivelmente claro para todos. Desde o