Controle da Verrugose do Limão Galego
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS
COMPONENTE CURRICULAR: PESQUISA AGROECOLÓGICA I
DOCENTE: ÉLIDA BARBOSA CORRÊA
JORGE COSTA DE ARAUJO
CONTROLE AGROECOLÓGICO DA
VERRUGOSE NO LIMÃO GALEGO
(Citrus aurantifolia)
Lagoa Seca – PB
Julho – 2014
JORGE COSTA DE ARAUJO
CONTROLE AGROECOLÓGICO DA VERRUGOSE NO LIMÃO GALEGO
(Citrus aurantifolia)
Lagoa Seca – PB
Julho – 2014
RESUMO
O limão galego (Citrus aurantifolia) e o limão Taiti (Citrus aurantifolia variedade taiti) são agrupados como limas ácidas na classificação botânica.
O setor citrícola brasileiro somente no Estado de São Paulo gera mais de 500 mil empregos diretos e indiretos, além de São Paulo, a citricultura também é cultivada em outras regiões do Brasil. O Citrus aurantifolia, como qualquer outra espécie de citrus pode sofrer ataques de pragas, fungos, bactérias e vírus. E um dos fungos que ataca o limão galego, é o Elsinoe Fawcet, que como consequência deixa lesões salientes, irregulares, de cor amarelada ou marrom claro, além de deformação nas folhas.
Este trabalho será desenvolvido no Sítio Grotão, município de Puxinanã, onde será aplicado produto de origem orgânica, para avaliar a eficácia do produto e saber como controlá-la ou até mesmo eliminá-la.
QUALIFICAÇÃO DO PRINCIPAL PROBLEMA À SER ABORDADO
O limão é o fruto do limoeiro (Citrus x limon), uma árvore da família das rutáceas. Também conhecido como limão verdadeiro, é originário da região sudeste da Ásia. Desconhecido para os antigos gregos e romanos, a primeira referência sobre este citrino encontra-se no livro de Nabathae sobre agricultura, datando do século III ou IV. Trazida da Pérsia pelos conquistadores árabes, disseminou-se na Europa. Há relatos de limoeiros cultivados em Génova em