FUNGOS
a. Paracoccidiodomicose- uma micose sistêmica, causada pelo fungo P. brasiliensis, que acomete primariamente os pulmões, podendo atingir a pele onde causa lesões graves, dolorosas e de difícil cura pelos tratamentos convencionais.
b. Histoplasmose - micose sistémica causada por um fungo, o Histoplasma capsulatum, que afecta os orgãos internos. É parasita aos pulmões. A infecção ocorre pela inalação de esporos presentes na poeira de solos contaminados. Micoses e inflamações nas unhas também podem ser causadas por fungos. Para evitar as doenças, a melhor maneira é manter a higiene.
c. Pneumocistose - uma infecção oportunista causada pelo fungo unicelular Pneumocystis jiroveci (antigo Pneumocystis carinii). Causa pneumonia em pessoas imunodeprimidas e crianças mal-nutridas. Em doentes com SIDA/AIDS a infecção é particularmente agressiva. A infecção é por inalação dos esporos. O seu diagnóstico é confirmado pela identificação do parasita no escarro, em lavado brônquico ou biópsia (retirada de fragmento) do parênquima pulmonar sendo o parasita destruido com o fármaco cotrimoxazole. Existe em todo o mundo.
d. Esporotricose - causada pelo fungo dimórfico Sporothrix schenckii, um microorganismo encontrado nos mais diversos lugares do mundo. A doença não é transmitida de pessoa para pessoa.
e. Criptococose - também conhecida por Torulose, Blastomicose Europeia ou Doença de Busse-Buschke é uma doença, micose causada pelo fungo Cryptococcus neoformans. As manifestações mais comuns são a pneumonia e a meningite, sendo esta última de particular importância.
Uma doença bastante comum é o “sapinho”. Ele é causado pelo tipo de fungo Candida, e isso provoca pontos brancos na boca. O mesmo tipo de fungo é o causador da Candidiase Vaginal, que é caracterizada também por uma gosma esbranquiçada na vagina.O sapinho, que ocorre nas mucosas de crianças e bebês, também é causado por fungos e se caracteriza por apresentar vários pontinhos brancos na mucosa.