imapacto ambiental
Salvador - Bahia
2013
ROTEIRO DE CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO
1. APRESENTAÇÃO
A apresentação do estudo tem o objetivo de subsidiar o processo de Licenciamento Ambiental referente à implantação de um aterro sanitário compartilhado entre três municípios pertencentes a microrregião de Feira de Santana, incluindo: Feira de Santana, Santa Bárbara e Amélia Rodrigues.
O Roteiro de Caracterização do Empreendimento, ora apresentado, tem como Responsáveis os Engenheiros Ambientais André Filipe, Gabriel Costa e Jean Nonato.
2. CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO
2.1 Objetivo
O objetivo de solicitação do estudo, se dá em função da necessidade da adequação dos municípios na gestão dos seus resíduos sólidos afim de se adequar a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/10) que exige que todos os municípios apresentem sua gestão de resíduos, uma vez que a disposição destes de forma inadequada traz inúmeros impactos negativos para o meio ambiente e para a sociedade.
2.3 Características do Empreendimento
O Aterro Sanitário Metropolitano deverá receber diariamente 650.283 kg de resíduos dos três municípios aqui apresentados. Sendo 25.080 kg gerados no município de Amélia Rodrigues, 606.139 kg de Feira de Santana e o restante do município de Santa Bárbara.
O aterro sanitário deve operar de modo a fornecer proteção ao meio ambiente, evitando a contaminação das águas subterrâneas pelo chorume (líquido de elevado potencial poluidor, de cor escura e de odor desagradável, resultado da decomposição da matéria orgânica), evitando o acúmulo do biogás resultante da decomposição anaeróbia do lixo no interior do aterro. O biogás pode sair do interior do aterro de forma descontrolada ou infiltrar pelo solo e atingir redes de esgotos, fossas e poços rasos podendo causar explosões.
A seguir são listadas as principais características