controle biologico em hortaliças
Circular
Técnica
Foto: André Zimmerer
47
Recomendações técnicas para o cultivo de hortaliças em agricultura familiar
Brasília, DF
Janeiro, 2007
Autores
Geovani Bernardo Amaro
Engº. Agrº, Dr.
Embrapa Hortaliças
Brasília, DF geovani@cnph.embrapa.br Dione Melo da Silva
Engº. Agrº, MSc.
Embrapa Hortaliças
Brasília, DF dione@cnph.embrapa.br Adejar Gualberto Marinho
Técnico Agrícola
Embrapa Hortaliças
Brasília, DF adejar@cnph.embrapa.br Warley Marcos Nascimento
Engº. Agrº, PhD.
Embrapa Hortaliças
Brasília, DF wmn@cnph. embrapa.br
Os agricultores familiares são responsáveis pelo abastecimento do mercado interno com alimentos e matérias-primas que contribuem para a segurança alimentar da população brasileira. Produtos tradicionais na alimentação, como milho, mandioca, feijão, café, ovos, arroz, leite, aves e hortaliças são largamente cultivados em pequenas propriedades, nas quais a mão-de-obra familiar é predominante.
Dentre os diversos tipos de produtos cultivados pelos agricultores familiares, as hortaliças destacam-se, pois, além de enriquecer e complementar a sua dieta, possibilitam um retorno econômico rápido, servindo então de suporte a outras explorações com retorno de médio a longo prazo. Além disso, é uma cultura que se adapta à produção em pequenas áreas ou mesmo em sistema de consorciação com outras lavouras. Assim, é importante que os agricultores familiares apropriem-se dos conhecimentos e tecnologias disponíveis para o cultivo de hortaliças.
As hortaliças são plantas de consistência herbácea, geralmente de ciclo curto e tratos culturais intensivos, cujas partes comestíveis são diretamente utilizadas na alimentação humana, ou seja, in natura ou com pouco processamento. Fornecem folhas, hastes, flores, frutos, raízes e outras partes que são utilizadas na alimentação, cruas ou cozidas. As hortaliças complementam a alimentação básica pois são importantes
2
Recomendações técnicas