CONTROLE BIOLOGICO DE PRAGAS
Maria Aico Watanabe
Luiz Antonio Silveira Melo
Jaguariúna, 2006.
As hortaliças são atacadas por numerosas espécies de pragas. Entre as mais importantes estão:
1. LAGARTAS – Perfuram as folhas das hortaliças para se alimentar. As mais agressivas como a lagarta mandarová, quando aparecem na horta, destroem completamente a folhagem. Há outras como a lagarta-rosca que cortam o caule das mudinhas e estas assim atacadas, ficam impedidas de crescer. Outras lagartas conhecidas como “brocas” perfuram e penetram em frutos como tomate, berinjela, pepino e abobrinha. Uma vez que as brocas penetram nos frutos ficam difíceis de serem controladas e os frutos atacados ficam inutilizados. (Fotos 1 e 2).
2. MINADORES – São pequenas lagartas ou larvas de moscas (cerca de 1 cm de comprimento) que abrem canais (minas) nas folhas, que quando muito atacadas secam e caem (Foto 3).
3. VAQUINHAS – São pequenos besouros (cerca de 8 mm de comprimento) cujos adultos atacam as folhas, perfurando-as, e cujas larvas atacam as raízes das hortaliças. As mais comuns em hortas apresentam coloração verde e amarela, sendo chamadas de “vaquinhas patriotas”, fáceis de serem reconhecidas. Podem aparecer nas hortas vaquinhas de outras espécies, com coloração diferente. (Foto 4).
4. FORMIGAS – Cortam as folhas das hortaliças e carregam esses pedaços para os seus ninhos.
5. GAFANHOTOS – São devoradores vorazes de plantas. Quando aparecem em grande número, podem destruir completamente a horta.
6. PULGÕES – São pequenos insetos (cerca de 3 mm de comprimento) que se alimentam sugando a seiva das plantas. São capazes de se multiplicar com bastante rapidez. Os pulgões secretam substâncias açucaradas que atraem formigas e favorecem o desenvolvimento de fungos que cobrem a superfície das plantas, dificultando a respiração e a fotossíntese do vegetal. Alguns podem transmitir doenças às plantas. (Foto 5).
7. PERCEVEJOS – Também são insetos sugadores. Como exalam mau