controladoria
2014
RESUMO
Este artigo consiste em apresentar algumas ferramentas que maximizem os lucros no final de uma atividade econômica. Tem como objetivo maior criar valor ao investidor, para que este investimento se torne atraente. O lucro é composto de duas variáveis: receitas e custo, e a atenção será concentrada na maximização dos lucros através da redução dos custos. No início, serão apresentados embasamentos teóricos sobre redução de custos. Na seqüência veremos como é importante para a saúde financeira da empresa a confiabilidade e a transparência nos dados e como é possível melhorar a qualidade das informações internas, facilitando uma reestruturação e a minimização de conflitos de interesse entre os proprietários e os agentes gestores, refletindo na integridade dos atos administrativos. As empresas necessitam de uma estrutura organizacional bem definida para sua sobrevivência, e também necessitam de um órgão interno que tem como finalidade garantir as informações necessárias para o processo decisório que é a Controladoria.
INTRODUÇÃO
Para um investidor, o processo de criação de valor vem da rentabilidade do lucro das operações, que se dá através de duas variáveis: o valor da receita dos produtos e serviços menos o custo dos recursos empregados e necessários para a obtenção desses materiais. Ou seja, o lucro é igual à diferença entre preço e custo do produto ofertado. Essa é a chave para se buscar o maior lucro e maior valor para os acionistas: aumentar as vendas e reduzir os custos. Ao falarmos de redução de custos, podemos estar falando de reduzir o seu valor, ou, de conseguir aumento de custos inferiores aos aumentos verificados nas vendas. Uma vez que o preço é determinado pelo mercado, é possível trabalhar os custos incorridos no processo de transformação.
Ao se ampliar a visão dos negócios, se amplia a responsabilidade da contabilidade, assim como as estratégias para uma redução