Coisas complicadas
2003.
http://portal.unp.br/arquivos/pdf/cursos/posgraduacao/administracao/dissertacoes/2008/dennis-fernandes.pdf
PRÁTICAS ESPORTIVAS E MARKETING: UMA ANÁLISE DE OPORTUNIDADE. PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL. DENNIS FERNANDES LISBOA. 2008. Pesquisa realizada em Natal-RN.
De acordo com Rebello (2004), houve um aumento considerável nos investimentos das empresas em marketing desportivo, motivado principalmente, pelos bons resultados obtidos com campanhas dessa natureza. Ele complementa afirmando que os valores atribuídos ao esporte 18 (saúde, competição e participação social entre outros) passam a ser relacionados à empresa patrocinadora, promovendo essa imagem como sendo forte e consistente na sociedade consumidora.
Zunino (2006), em sua pesquisa, analisou o comportamento de torcedores de clubes de futebol, relativo à aquisição de produtos dos patrocinadores da marca. O estudo caracterizado como exploratório, de natureza qualitativa, levantou dados através de pesquisas bibliográficas e entrevistas pessoais com torcedores de clubes de futebol na cidade de Curitiba. Os resultados demonstraram que os torcedores apresentaram uma alta propensão a adquirir produtos apenas pela associação da marca desses ao clube desportivo. Verificou-se também, que o grau de envolvimento com o futebol, o grau de identificação do torcedor com seu clube, e o nível das interações sociais entre torcedores, intermediam positivamente o comportamento de compra de produtos dos patrocinadores esportivos.
Considerando-as como produto econômico, social e cultural, as práticas esportivas se ajustam à oferta e demanda do mercado, sustentadas pela mídia e pelos produtores. Além disso, entende-se que o esporte desempenha um papel importante na vida das pessoas e elas podem desenvolver relações psicológicas profundas com o mesmo, independente de serem praticantes ou espectadoras. Nesse caso, o esporte tem um valor