controladoria
Liderança no tratamento de câncer
Inaugurado em 23 de abril de 1953, o A.C.Camargo Cancer Center tem uma trajetória grandiosa no combate ao câncer. Líder em conhecimento científico sobre oncologia, é um centro de referência internacional em ensino, pesquisa e tratamento multidisciplinar.
O início desta história remete a 1934, quando o professor doutor Antônio Cândido de Camargo, da Faculdade de Medicina da USP, criou a Associação Paulista de Combate ao Câncer (APCC) com a proposta de oferecer assistência médica hospitalar contra tumores malignos, disseminar informação para a sociedade e aperfeiçoar o conhecimento dos médicos na área de Oncologia.
Para a APCC se estabelecer, no entanto, era necessário capital. Ele veio em 1943, pelas mãos do Comendador Martinelli, paciente do cirurgião Antônio Prudente - discípulo de A.C.Camargo. Martinelli doou 100 contos de réis que foram rapidamente transformados em mil contos de réis por meio de campanhas.
Em 1946, a jornalista Carmen Prudente, esposa de Antônio, criou a Rede Feminina de Combate ao Câncer e mobilizou a população de São Paulo em torno da construção do Hospital por meio da criação de um concurso para arrecadação de fundos. O vencedor foi um jovem estudante de Medicina chamado Humberto Torloni, filho de imigrantes italianos e que mais tarde ocuparia posição de destaque na Organização Mundial de Saúde. m 1953, o corpo clínico do então chamado Hospital do Câncer era constituído por 92 especialistas, todos escolhidos por Antônio Prudente. Eram médicos, cirurgiões, radioterapeutas, laboratoristas e 35 enfermeiras da Cruz Vermelha alemã. Todos sabiam que faziam parte do início da história de uma Instituição que já nascia com a proposta de privilegiar pesquisas científicas e levar informações sobre o câncer para a população.
Ainda em 53, criou sua residência para médicos, a segunda do país, com duração de 40 meses. Foram os seis primeiros meses de constante atividade clínica, sendo