Controladoria
1. Missão da Controladoria
A missão da controladoria é assegurar a eficácia da empresa através da otimização de seus resultados.
Cabe a controladoria desenvolver uma serie de atividades consideradas regulamentares, como as obrigações criadas pela legislação que devem ser atendidas, sejam elas federais, estaduais e municipais.
Sabendo que a controladoria é um orgão administrativo, não se confunde com a contabilidade, apesar de utilizar pesadamente este instrumental.
1. A controladoria na Organização
A controladoria pode ser definida então como a unidade administrativa responsável pela utilização de todo o conjunto da ciência contábil dentro da empresa. Considerando que a ciência contábil e a ciência do controle em todos os aspectos temporais – passado, presente e futuro, e a controladoria cabe a responsabilidade de implantar, desenvolver, aplicar e coordenar todo o ferramental da ciência contábil dentro da empresa.
2. Estrutura da Contabilidade
Basicamente a controladoria é responsável pelo Sistema de Informação Contábil Gerencia da empresa, e sua missão é assegurar o resultado da companhia.
A controladoria também não pode se furtar, também, da suas funções de execução das tarefas regulamentares. Assim além das funções gerencias, deve assumir funções regulatórias, vinculadas aos aspectos contábeis societários e de legislação fiscal.
Podemos estruturar a controladoria em duas grandes áreas:
• a área contábil e fiscal e
• a área de planejamento e controle
A área contábil e fiscal é responsável pelas informações societárias, os balanços, fiscais e funções de guarda de ativos, tais como as demonstrações a serem publicadas, controle patrimonial e seguros, gestão de impostos, controle de inventários.
A área de planejamento e controle incorpora a questão orçamentária, projeções e simulações, custos e a contabilidade, elaboração e acompanhamento de projetos, analise de