turismo e meio ambiente
O Turismo é um instrumento de ampliação sócio-econômica de uma região, que cresce a passos largos em todo o mundo, proporcionando o desenvolvimento econômico, social e cultural das mais diversas regiões e viabilizando a expansão dos mercados de consumo e de trabalho.
O direito começa a preocupar-se com o turismo a medida que surge um marco regulatório do setor, com objetivo principal de regular o correto cumprimento das relações turísticas.
No Brasil os dois maiores e mais importantes órgãos são o Ministério do Turismo e o Conselho Nacional de Turismo.
O Ministério do Turismo tem como objetivo desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, gerando empregos e divisas, proporcionando assim a inclusão social.
Já o Conselho Nacional de Turismo é um órgão colegiado com função de assessorar o ministro de Estado do Turismo na formulação e a aplicação da Política Nacional de Turismo e dos planos, programas, projetos e atividades derivadas.
NOÇÕES BÁSICAS DE ECOLOGIA
A Ecologia é a ciência que estuda as interações entre os organismos e seu ambiente, ou seja, é o estudo científico da distribuição e abundância dos seres vivos e das interações que determinam a sua distribuição.
A palavra Ecologia tem origem no grego "oikos", que significa casa, e "logos", estudo. Logo, por extensão seria o estudo da casa, ou, de forma mais genérica, do lugar onde se vive.
O meio ambiente afeta os seres vivos não só pelo espaço necessário à sua sobrevivência e reprodução, mas também às suas funções vitais, incluindo o seu comportamento, através do metabolismo. Por essa razão, o meio ambiente e a sua qualidade determinam o número de indivíduos e de espécies que podem viver no mesmo habitat.
Por outro lado, os seres vivos também alteram permanentemente o meio ambiente em que vivem. O exemplo mais claro de alteração do meio ambiente por organismos é a construção dos recifes de coral por minúsculos invertebrados, os pólipos coralinos.
As