Controladoria
INTRODUÇÃO
O atual cenário econômico tem exigido das empresas níveis de eficiência e eficácia cada vez mais crescentes. A utilização dos recursos na realização das atividades inerentes às áreas de responsabilidade deve ser considerada sob a ótica da contribuição para o resultado global, objetivando a continuidade da empresa.
No entanto, não se pode conceber a gestão da empresa sem a devida análise do ambiente em que a empresa está inserida, para que todos os esforços da organização estejam direcionados para o alcance do objetivo maior que é o cumprimento de sua missão com eficácia.
Outro aspecto a favor do Planejamento Estratégico é a necessidade de cada gestor, responsável por área específica e especialista na atividade que gerenciar, dispor de uma visão global do negócio, do ambiente, o planejamento estratégico passa a ser um exercício de interação dos conhecimentos individuais, para o bem de toda a organização. O processo de obtenção dos melhores planos deve garantir a sinergia dos resultados. Neste trabalho iremos discutir a importância do Planejamento Estratégico no processo de gestão com vistas à eficácia empresarial, bem como apresentar um modelo de elaboração do mesmo, que visa à obtenção do melhor conjunto de diretrizes estratégicas e táticas, capaz de garantir a continuidade do empreendimento. Assim, a área de controladoria tem participação assegurada neste processo e deve ser concebida num modelo que resulte no aumento do nível de eficácia da empresa.
1 Contextualização e questões do trabalho
As principais questões que irão desenvolver neste trabalho são:
• A empresa é constituída sob o pressuposto da continuidade;
• Para garantir a continuidade, a empresa precisa cumprir sua missão com eficácia;
• A empresa é um sistema aberto e está em constante interação com o ambiente externo. Seu ambiente interno é caracterizado por forças e