Controladoria
Módulo 1042
ARTIGO ACADÊMICO
Orientações Básicas
Bento Gonçalves, agosto de 2002.
Prof. Enio Gehlen
1
- CARVIN
Artigo Acadêmico – como escrever
Módulo 1042
Uma redação reflete o modo de pensar e de trabalhar do autor
(Robert Barras).
Professor Orientador Enio Gehlen
Prof. Enio Gehlen
2
- CARVIN
Artigo Acadêmico – como escrever
Módulo 1042
INTRODUÇÃO
O presente trabalho é endereçado a todos os alunos, visando a esclarecê-los e orientá-los na realização do artigo acadêmico.
Entende-se por Artigo Acadêmico o “tratamento escrito de um tema específico que resulte de interpretação científica com escopo de apresentar uma contribuição relevante ou original e pessoal à ciência”
(Salomon, 1972, p. 207) ou um estudo científico de uma questão bem determinada e limitada, realizado com a profundidade e de forma conclusiva.
No artigo acadêmico o autor deve demonstrar o conhecimento que tem da literatura a respeito de um tema determinado, examiná-lo pormenorizadamente, abordá-lo em todos os seus aspectos e ângulos. Caracteriza-se como sendo o predomínio da profundidade sobre a extensão e o tratamento essencialmente reflexivo. Sem a marca da reflexão o artigo transforma-se em mero relatório do procedimento da pesquisa ou compilação de obra alheia. A incursão na atividade denominada Artigo Acadêmico exige métodos de trabalho intelectual, com hábitos de estudo, leitura e documentação pessoal. O método dedutivo e a reflexão são praticados em elevado grau. O Artigo Acadêmico não tem a formatação de uma dissertação monográfica e nem um tratamento escrito de assunto específico, apresentando conforme as normas metodológicas e as da Associação Brasileira de Normas
Técnicas (ABNT). Seu caráter é eminentemente fundamentalmente na defesa de uma idéia (confirmatória ou contraditória), não como treino a iniciação à investigação, mas como uma produção de utilidade. . Para sua elaboração não se exige