Controladoria
CINTIA STABILE DE M. RAMOS
KLEYSE ELAINE STABILE
BALANÇO SOCIAL
BAURU
2011
O balanço social é um demonstrativo publicado, anualmente pela empresa, reunindo um conjunto de informações sobre projetos, benefícios e ação social dirigidas aos empregados, investidores, analistas de mercado, acionistas e à comunidade.
É também um instrumento estratégico para avaliar e multiplicar o exercício da responsabilidade social corporativa. No balanço social a empresa mostra o que faz por seus profissionais, dependentes, colaboradores e comunidade, dando transparência às atividades que buscam melhorar a qualidade de vida para todos.
O balanço é um instrumento de interesse voluntário da empresa, possibilitando proteção à sociedade e ao meio ambiente, e ainda, retornos financeiros para a mesma.
Sua função principal é tornar pública a responsabilidade social empresarial, construindo maiores vínculos entre empresa, a sociedade e o meio ambiente. Possui um potencial para demonstrar o lado social e humano das empresas, sua responsabilidade social e compromisso com as gerações presentes e futuras.
O Balanço Social, conforme Paiva (2003), ainda é um relatório de divulgação alternativa, o projeto de Lei nº 3116/97, que tramita pelas esferas federais, prevê a obrigatoriedade da divulgação do mesmo por empresas com 100 empregados ou mais e para empresas públicas independentes do número de funcionários.
A publicação de um balanço social não é obrigatória por lei. Atualmente, 200 empresas publicam o balanço social segundo o modelo do Ibase. Mas nem todas cumprem todos os itens ou se mostram com uma boa imagem. Na opinião do relator deputado Renato Molling (PP-RS), a elaboração do balanço social não deve ser impositiva, e sim uma escolha das empresas. A obrigatoriedade, diz ele, desfigura o objetivo primordial do balanço, que é o de desenvolver a responsabilidade social como interesse da empresa. Se o congresso aprovar o balanço