Controladoria: custo ou beneficio
Claudio Gabriel Ferreira Junior 1
Ivan Bim Requena2
RESUMO
O presente artigo tem por objetivo apresentar os conceitos e os enfoques da Controladoria enquanto área responsável por suprir os gestores com informações para otimizar o processo de tomada de decisão. Além disso, serão apresentadas algumas questões relacionadas à viabilidade de se ter um sistema de controladoria para tomada de decisão, a Controladoria como ferramenta importante nas mãos dos gestores e suas dificuldades de manutenção da área devido aos seus altos custos.
Por meio da pesquisa, conclui-se que a controladoria está presente em todas as organizações, sendo de fundamental importância para o sistema de informação e um maior controle e tomada de decisão ficando assim seus custos aquém de sua importância e funcionalidade.
Palavras chave: Controladoria, Planejamento Estratégico, Gestão da Informação
1. INTRODUÇÃO
A empresa, para o cumprimento de sua missão busca vantagens competitivas em relação aos seus concorrentes. Nesse contexto, evidencia-se como necessário a gestão estratégica. A empresa é como um sistema utiliza recursos e através de atividades de transformação, geram saídas que compreendem os produtos destinados aos clientes, bem como o lucro dos acionistas. Os recursos constituem as entradas do sistema e envolvem, por exemplo, matéria prima, mão de obra e capital. Atualmente, há um recurso que tem se demonstrado de fundamental relevância para a sobrevivência das organizações: a informação. A controladoria parte das informações organizacionais, para adequar-se ao melhor controle que garanta a eficiência e a eficácia organizacional. O controoller garante a estruturação informacional, a fim de garantir sucessos que justifiquem os custos adicionais gastos com este órgão de staff.
1Administrador – Facinter/Fatec – MBA Administração e Finanças.
2Mestre em Engenharia de Produção/Gestão de Negócios – UFSC;