controladoria empresarial
(Introdução)
Desenvolvimento
2.1 Controladoria em Nível: Empresarial
O cenário mundial tem se projetado de forma que a competição entre as empresas está cada vez mais acirrada em todos os segmentos do mercado. Em um ambiente empresarial constituído por uma economia de mercado, requer de sua administração constante preocupação com a otimização de uso dos recursos necessários para geração de resultados. Desta forma, surge a necessidade de uma assistência empresarial para melhorar a gestão da empresa, onde, a controladoria surge para amenizar esta necessidade. A controladoria assume um papel fundamental na administração do negócio, apoiando os gestores no planejamento e controle de gestão por meio da manutenção eficiente de um sistema de informações integrado que poderá suprir a escassez de informações para a tomada de decisão.
“a controladoria é uma evolução natural da contabilidade, cujo campo de atuação são organizações econômicas, caracterizadas como sistemas abertos” Catelli (2001)
Com isso, constata-se a importância real de uma ciência que, usada inicialmente como complemento de uma série de anotações, passou a ser o meio de registro dos mais diversos tipos de negócio e, hoje, pode ser considerada como principal instrumento de controle de uma empresa, objetivando tomada de decisões, além de fornecer base de dados para uma perfeita elaboração de planejamento.
2.1.2 Gestores em Controladoria Empresarial
Inicialmente, um aspecto a ser analisado é o processo de gestão adotado pelas organizações no atual cenário competitivo, onde, a cada dia identifica-se claramente que, programar estratégias é uma necessidade para evitar e enfrentar eventuais transtornos dentro da empresa, se organizar e se manter no mercado.
O Gestor em Controladoria Empresarial em seu papel de assessor direto da diretoria desempenha suas funções de maneira muito direta ao organizar e reportar dados relevantes. Exerce uma influência que induz os gestores envolvidos a