Controladas
Conceitos de Contabilidade de Custos
A contabilidade de custos desenvolveu-se a partir da Revolução Industrial, com surgimento das máquinas e da produção em grande escala. Ela visa maximizar o resultado da empresa dando ênfase à total satisfação do cliente.
A contabilidade de custos centra sua atenção no estudo da composição e no cálculo dos custos, também observa o resultado dos centros ou dos agentes do processo produtivo.
Suas classificações são:
• Contabilidade de Custos Sintética – Visa o registro e apuração, uma SEÇÃO da contabilidade geral, das operações propriamente industriais ou de prestação de serviços.
• Contabilidade de Custos Analítica – Visa o detalhamento da informação e respeito do movimento interno de valores, efetuado para a transformação dos fatores em produtos.
• A contabilidade Setorial de Custos – Visa o acompanhamento, a alocação e a determinação dos custos operacionais setoriais, totais e unitários.
• A contabilidade de custos dos produtos – Visa a apropriação dos custos de transformação aos produtos elaborados, semi-elaborados e em elaboração, bem como a apuração do custo total e unitário dos produtos e serviços.
Custos nas empresas de prestação de Serviços
É muito comum encontrar empresários do segmento da prestação de serviços que apresentam dificuldades na gestão dos Custos em suas empresas . O objetivo da matéria é reverter este quadro, contribuindo para que os empresários do Segmento de prestação de serviços adquiram o domínio dos custos dos serviços prestados.
Possuir o domínio sobre os custos da empresa é importante para:
• Identificar e saber quanto custam os serviços oferecidos;
• Tomar as decisões mais adequadas no enfrentamento da concorrência;
• Conhecer os resultados obtidos com as vendas realizadas.
Com os custos da empresa dominados é garantido que seus gastos estarão sempre adequados ao tipo de negócio, mantém a produtividade em níveis aceitáveis e reage adequadamente aos