Tecnologia
Business intelligence como ferramenta gerencial no suporte ao processo de business performance management
Alvaro Vieira Lima1 Davi Marques Lima2
Resumo
O objetivo deste trabalho é desenvolver o conceito de Business Intelligence aplicado ao processo de Business Performance Management, utilizando uma abordagem fenomenológica de pesquisa. Partindo do desenvolvimento dos conceitos apresentados em diversos artigos e livros, aliado ao estudo de três casos selecionados, pretende-se caracterizar a utilização do referido instrumento como um valioso suporte ao processo de gestão empresarial com foco em medidas de resultado. Palavras-chave: Business intelligence. Medidas de desempenho. Controle gerencial.
1 Introdução
No atual cenário de negócios, a diferenciação e a busca por um desempenho de destaque, seja a empresa de que ramo for, dar-se-ão por meio da utilização de recursos que visam à execução ótima das atividades, em paralelo à redução de seus custos. Por intermédio dos elementos da tecnologia de informação, é possível armazenar e acessar de maneira eficaz e estruturada, informações sobre fornecedores, clientes e suas tendências de consumo, concorrentes e demais elementos de gestão da própria empresa, além de viabilizar a interlocução dos participantes, bem como a análise dos dados obtidos, no sentido de operar de maneira segura e objetiva.
1
2
Professor Adjunto do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Administração e Finanças da UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bacharel em Sistemas de Informação pela PUC-RJ – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Analista de sistemas da FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos .
112 |
Univ. Gestão e TI, Brasília, v. 1, n. 1, p. 111-129, jan./jun. 2011 Alvaro Vieira Lima, Davi Marques Lima
Na lógica contemporânea dos negócios, compreender como as informações permeiam os níveis estratégico, tático e operacional das organizações é