Contrato social
Cleverton Duarte
Jimmy Helton
Prof. Magda
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso/Artes (TURMA0011) – Estágio
08/12/2011
1 INTRODUÇÃO
O Estágio de licenciaturas é uma exigência da Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96). O estágio é necessário à formação profissional a fim de adequar essa formação às expectativas do mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar. Assim o estágio dá oportunidade de aliar a teoria e prática. O presente memorial tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas durante o estágio supervisionado do curso de licenciaturas em artes. O estágio foi realizado na escola municipal João Nepomuceno situado no Bairro Taquarussu, Rua Brigadeiro Tobias, nº 701, realizado com a turma do 5º ano do ensino fundamental no período 16 e 17/11.
O Estágio reflete todo um trabalho de planejamento o qual foi desenvolvido de maneira segura, e tranqüila. A capacidade de aprender a tocar um instrumento esta presente em todo o indivíduo, pois é praticando que se aprende. Partindo do pressuposto que as pessoas aprendem através da interação com o meio em que vivem, para aprender a tocar um instrumento basta que o indivíduo viva em uma ambiente onde haja outras pessoas que tenham hábitos de apreciar a musica. Para Vygotsky, a aprendizagem se da através da interação com outros indivíduos. A Psicologia da Educação e Aprendizagem reforça essa tese. “Não é possível aprender e apreender sobre o mundo, sobre as coisas, se não tivermos o outro, ou seja, é necessário que alguém atribua significado sobre as coisas, para que possamos pensar o mundo à nossa volta”. (MARTINS, 1997)
O presente estágio teve como objetivo estimular a criança a utilizar o instrumento musical flauta, reconhecer o som emitido por ela, identificar e manusear o instrumento.
As aulas foram aplicadas de forma prática e expositiva, os alunos utilizaram a internet, fizeram o uso de musicas e