CONTRATO SOCIAL ROSSEAU
1. PROCESSO CONTIDO NO GÊNESE 31:25-55
2. 1 REIS 3:16-28
3. NÚMEROS 27: 1-11
SITUAÇÃO SOCIAL E ECONÔMICA DOS REUS OU DOS ENVOLVIDOS
VEREDITO FINAL
COMENTÁRIO SOBRE A EFICÁCIA DAS LEIS NO CONTEXTO HISTÓRICO E NO RELATO DE CADA PROCESSO
Relação familiar, onde Labão era tio e sogro de Jacó. Há uma relação de trabalho.
Estabelecem um pacto de não agressão entre si, registrando-o com uma coluna de pedra e formalizando-o no final um sacrifício. Jacó venceu por que creu em Deus. Ele entendeu que Deus estava com ele.
A história de Jacó é a história de um homem que trabalhou 14 anos para se casar com a mulher que o seu coração amava e depois seis anos em uma sociedade desigual com o seu sogro. Ele enfrentou a injustiça dentro da família e resolveu as dificuldades cedendo. Ele viu seus laços serem rompidos ao sair de casa e ao ser alcançado pelos conflitos após alguma estabilidade.
Relação Civil entre duas pessoas, envolvendo processo penal. Petição de duas prostitutas.
Deus havia dado a Salomão a sabedoria para aplicar o poder de justiça. A mãe da criança viva é aquela que possui a feição natural, preferindo afastar-se dela do que a destruir.
No antigo Oriente era de se esperar de um rei que ele iria ouvir casos especiais e recursos. O rei Salomão administrava a justiça em pessoas. Buscava encontrar a pista da verdade. Nesse caso, a decisão foi proferida sobre os sentimentos naturais das partes em conflitos. A tradição jurídica do antigo Oriente estipulava que, um juiz não poderia determinar que possuíssem um pedaço disputado da propriedade. Ele deveria dividir igualmente entre os dois concorrentes.
Relação familiar. Herança.
Um estatuto de julgamento. Lei e regra pelo qual os magistrados devem julgar, em tais casos. A distribuição da terra prometida estava prestes a ser feito, e é interessante saber da disposição legal feito nestes casos relativamente raros para a preservação de um