Democracia
A palavra democracia tem sua origem na Grécia Antiga (demo=povo e kracia=governo). Este sistema de governo foi desenvolvido em Atenas (uma das principais cidades da Grécia Antiga). Embora tenha sido o berço da democracia, nem todos podiam participar nesta cidade. Mulheres, estrangeiros, escravos e crianças não participavam das decisões políticas da cidade. Portanto, esta forma antiga de democracia era bem limitada.
Em 1985, uma emenda constitucional restituiu eleições diretas para a presidência.
Emenda Constitucional 15/80. Restabelece o sistema de voto direto nas eleições para Governador de Estado e para Senador da República.
Formas
Existem várias formas de democracia na atualidade, porém as mais comuns são: direta e indireta.
Na democracia direta, o povo, através de plebiscito, referendo ou outras formas de consultas populares, pode decidir diretamente sobre assuntos políticos ou administrativos de sua cidade, estado ou país. Não existem intermediários (deputados, senadores, vereadores). Esta forma não é muito comum na atualidade.
Na democracia indireta, o povo também participa, porém através do voto, elegendo seus representantes (deputados, senadores, vereadores) que tomam decisões em novo daqueles que os elegeram. Esta forma também é conhecida como democracia representativa.
Existe a obrigatoriedade do voto, na faixa etária 18 e 65 anos. Com 16 ou 17 anos, o jovem já pode votar, porém nesta faixa etária o voto é facultativo, assim como para os idosos que possuem mais de 65 anos.
Governantes escolhidos no Período democrático do Brasil através do Voto popular.
Tancredo Neves
Perfil: Eleito pelo colégio eleitoral adoeceu na véspera de sua posse, marcada para o dia 15 de fevereiro de 1985. Morreu no dia 21 de abril de 1985 e o seu vice José Sarney assumiu. Período: 15 de março de 1985 a 15 de março de 1990.
Fernando Collor (Renunciou após ser denunciado por Corrupção)
Período: 15 de março de 1990