Gestao Financeira
Em um regime onde o sistema cambial adotado é o flexível, a taxa de cambio é determinada pelo livre jogo da oferta e demanda de moeda estrangeira. A cotação das moedas estrangeiras fica livre, a vontade do mercado sem interferências do estado. Uma vantagem do sistema flutuante, é que ele não tem necessidade de defender sua moeda, fazendo com que os juros do país subam menos e os impactos econômicos sejam menores. Em um sistema de cambio flexível, o saldo do balanço de pagamentos estará automaticamente em equilíbrio, sem necessidade de o BC interferir ou alterar o volume das reservas internacionais do país.
A teoria das vantagens comparativas demonstra que cada economia deve se especializar na produção de bens, cujo seu preço relativo exceda o custo de oportunidade. Maximizando a produção de um determinado item, primando pela eficiência deste produto, tornando-o competitivo.
Para acompanhamos os resultados de uma empresa, podemos analisar vários dados e indicadores, observando seus impactos e custos financeiros quando alterados. Indicadores como produtividade media (quociente da quantidade total produzida pela quantidade utilizada do fator variável) e produtividade marginal (impacto econômico causado pelo aumento da produção deste item) nos mostra se a empresa esta no caminho certo e se é vantajoso