serviço social
Jean-Jacques Rousseau
Concepção do pensador
Exemplo encontrado atualmente que justiça a concepção
Desigualdades Sociais
Para Rousseau a criação da sociedade civil corrompeu o homem, que em busca da propriedade privada esqueceu-se do seu estado de natureza e da igualdade. Originando com esse acumulo de posses as desigualdades sociais.
Nos dias atuais vivemos claramente os efeitos desse acumulo de riquezas – “poucos com muitos e muitos com poucos”. Ex: Fazendeiros com posse de muitas terras e outras pessoas sem ter onde morar.
Concepção de Estado e Governo
Rousseau aposta num governo democrático, sendo esse o único governo legitimo e vantajoso para os homens, pois obedecia a vontade geral.
Acreditava que soberano deveria ser o povo e não o governo. O governante era apenas um representante.
Hoje temos um governo democrático. Onde o povo decide o rumo da sociedade. Mas apesar disso o controle social permanece nas mãos da classe dominante, a de maior poder econômico.
A concepção das Leis para a vida em sociedade
O filosofo propõe o Contrato Social onde se defenda a liberdade do homem.
O povo é quem escolhe seus representantes, buscando legitimar a “vontade geral” que é o que beneficia a sociedade.
O nosso exemplo de democracia mostra bem o que Rousseau desejava. Leis que regulamentem a vida em sociedade – essa sociedade dita democrática, apesar da corrupção estar em alto nível.
O pensador aborda formas de enfrentamento das desigualdades sociais? Se sim, como?
Sim, na sua proposta de Contrato Social. Onde acredita que a sociedade civil vista como desordem pode ser modificada pelos próprios homens que orientados pelo dever, ajam tendo em vista o bem comum. Cuidar da educação infantil outra ferramenta.
O nosso modelo de governo democrático busca a erradicação das desigualdades