Contrato de Câmbio
O presente trabalho tem como tema o contrato de câmbio, serão abordados o seu conceito, a importância dele para as transações comerciais internacionais, quais seus pontos fortes suas diretrizes e normas e como o mesmo é desenvolvido, o que é de suma importância um profissional da área de comércio exterior ter conhecimento. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e pesquisas em sítios do governo.
OBJETIVO
Este trabalho tem como objetivo mostrar na teoria o que é um contrato de câmbio, os seus pontos fortes, como analisa-lo, como se planeja o mesmo de maneira que não haja dificuldade para elaborá-lo quando for necessário.
O QUE É CÂMBIO?
O Banco Central do Brasil (BACEN) define câmbio como sendo a operação de troca de moeda de um país pela de outro país. Exemplo: Quando um turista brasileiro viaja para os Estados Unidos, ele necessitará de moeda estrangeira, para isso ele deve ir até um agente autorizado pelo BACEN fazer a troca do real por dólar, o agente autorizado compra o real e vende o dólar.
O QUE É UM CONTRATO DE CÂMBIO?
Contrato de câmbio é o documento específico firmado entre o vendedor e o comprador de moeda estrangeira, aonde são estabelecidas as características e as condições sob as quais se realiza a operação de câmbio, segundo circular do BACEN. Ele é utilizado nas transações comerciais de compra e venda de mercadorias, onde comprador e vendedor devem firmar um contrato de câmbio para o pagamento das mercadorias e também no caso do exemplo do turista mencionado acima.
Nas operações de compra ou de venda de moeda estrangeira de até US$ 3 mil, ou seu equivalente em outras moedas estrangeiras, não é obrigatória a formalização do contrato de câmbio, mas o agente do mercado de câmbio deve identificar seu cliente e registrar a operação no Sistema Câmbio.
O sitio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) define que