Contratar Amigos
Nome: Daniel Henrique F. Nascimento Nº 09
Nome: Cleriston Nº 07
Nome: Maurilio Nº 25
Nome: João Nº 16
Nome: Cristiano Nº 08
História
A Bowstring Arch Truss (Tesoura em arco) foi projetada pelo engenheiro americano Squire whipple em 1840. Whipple nasceu em 16 de setembro de 1804 e faleceu em 15 de março de 1888, contribuiu para a indústria ferroviaria americana por várias décadas.
O termo arco, do latim arcus, designa um elemento construtivo em curva que é arredondado, normalmente em alvenaria, que emoldura a parte superior de um vão (abertura, passagem) ou reentrância suportando o peso vertical do muro em que se encontra.
Das diversas aplicações que um arco pode ter, observa-se principalmente a sua utilização em portas, janelas, pontes, aquedutos, como elementos de composição tri-dimensional de abóbadas e até em paredes de retenção ou barragens (onde a pressão se efetua horizontalmente). Também em formações geológicas naturais se podem encontrar arcos como resultado da erosão.
Mas além da sua função prática de distribuição da carga o arco possui também uma forte componente decorativa permitindo uma grande variedade formal. É neste sentido estético que o arco se torna um elemento útil à identificação e classificação dos diversos movimentos artísticos na arquitetura. Os romanos foram os primeiros grandes construtores de pontes. Todas as pontes romanas são em arco, estilo que dominou o mundo até o século XIX.
O arco tem uma forma, estável que funciona através de compressão. Toda a pressão sobre o topo do arco é transmitida para o solo, que resiste, reforçando as pedras que formam o próprio arco quando este construído com pedras.
Os franceses tinham uma técnica chamada “voussoir”, com pedras em cunha truncada na