Balanço de Pagamento
Segundo Ackerman (1973), Ackerman & Bauer (1976, apud Carroll), a responsabilidade social é a adaptação do comportamento corporativo ás necessidades sociais; a empresa deve agir responsavelmente atendendo ás expectativas da sociedade de como os negócios devem funcionar. Articularam um processo de responsabilidade em etapas, de um estágio reativo, para um estágio antecipatório e preventivo.
(RES 2 – Corporate social responsiveness) ( Ackerman & Buer, 1976, apud Carroll& Buchholtz, 2003).
Sethi (1975, apud Carroll, 1999, p. 277) define a ser em duas dimensões em relação ao comportamento das corporações: o comportamento das empresas em resposta ás forças de mercado e ás restrições legais como obrigações sociais. O que vai além dessas obrigações consiste na Responsabilidade Social, que implica ter um comportamento corporativo congruente com normas, valores e expectativas em três tipos: organizações defensivas e reativas; organizações socialmente responsáveis; e organizações pró - ativas e responsivas.
CARROLL, Archie B. Corporate Social Responsibility.Business and Society, Chicago, volume 38, p- 268 – 295, Set 199
Frederick ( 1978, apud Wood, 1996) define Corporate Responsiveness como a capacidade de responder ás pressões sociais; é a habilidade das empresas em responder de uma maneira responsável aos novos desafios. A ênfase da Corporate Responsiveness é no processo ou na prontidão de responder e não no conteúdo de uma resposta real ( Boatright, 1997)
BOATRIGT, John R Ethics and The Conduct of Business. Pretice Hall, New Jersey, p-343-365,1997
Citações Indiretas
A atitude ética da empresa em todas as suas atividades. Diz respeito ás interações da empresa com funcionários, fornecedores, clientes, acionistas, governo, concorrentes, meio ambiente, e comunidade. A responsabilidade social pode balizar, inclusive, todas as atividades políticas empresarias ( Oded Grajew ).
INSTITUTO ETHOS DE EMPRESAS E RESPONSABILIDADE SOCIAL. Indicadores