balanco de pagamentos
CURSO: CIÊNCIAS ECONOMICAS
DISCIPLINA: CONTABILIDADE SOCIAL
O BALANÇO DE PAGAMENTOS BRASILEIRO
ANÁLISE HISTÓRICA
TERESINA
2014
O balanço de pagamentos é o registro contábil de todas as transações econômicas entre um país e o resto do mundo durante um determinado intervalo de tempo. Ele é um importante instrumento de analise econômica, pois permite entre os agentes residentes e não residentes em uma determinada economia.
A estrutura do balanço de pagamentos pode ser resumida em três contas analíticas, baseadas na classificação econômica das transações entre residentes e não residentes, e três contas auxiliares, destinadas a resumir informações e dar consistência ao sistema.
As três contas analíticas são:
1. A conta corrente, que registra o comercio de bens e serviços; os pagamentos e os recebimentos de rendas de capital e trabalho e as transferências unilaterais de renda entre o país e o resto do mundo.
2. A conta capital, que registra as transferências unilaterais de ativos reais, ativos financeiros e ativos intangíveis entre residentes e não residentes; e
3. A conta financeira, que registra todos os tipos de fluxos de capitais entre o país e o resto do mundo.
O somatório dessas três contas é igual ao saldo do balanço de pagamentos, isto é, a variação das reservas internacionais da autoridade monetária do país decorrente das transações com o resto do mundo. Um saldo for positivo no balanço de pagamentos significa que o país acumulou reservas internacionais, ou seja, os recebimentos do exterior superaram os pagamentos e; um saldo negativo significa uma desacumulação de reservas internacionais, pois os pagamentos para o exterior superaram os recebimentos do resto do mundo. Como nem todas as transações entre residentes e não residentes são registradas pelas autoridades monetárias, ocorrem diferenças entre a soma das transações correntes, conta capital e conta financeira e as variações