Contrariedade
A incapacidade de alguém para lidar com manifestações de irritação e contrariedade resulta, com freqüência, em curtos-circuitos na comunicação.
Repressão
Algumas pessoas "administram" sua irritação recalcando-a, pelo receio de que o outro possa reagir da mesma forma. Tais indivíduos tendem a pensar que a manifestação de uma reação emocional desfavorável resultará numa ruptura. Eles podem sentir-se contrafeitos até mesmo quando os outros tão somente discordam deles.
Expressão
A exteriorização das emoções é importante para construir bons relacionamentos com os outros. As pessoas precisam expressar seus sentimentos de tal modo que eles influenciem, remodelem e modifiquem a si próprias e aos outros. Elas precisam aprender a expressar sentimentos de ira de forma construtiva e não destrutivamente. As seguintes orientações podem ser úteis:
* Esteja alerta para suas emoções.
* Admita suas emoções. Não ignore ou renegue.
* Seja dono de suas emoções. Assuma responsabilidade pelo que fizer.
* Investigue suas emoções. Não procure "vencer" uma discussão, ou "dar o troco".
* Relate suas emoções. A comunicação consistente significa uma combinação satisfatória entre o que você está dizendo e aquilo que está vivenciando.
* Integre suas emoções, o seu intelecto e a sua vontade.
As emoções não devem ser reprimidas. Devem ser identificadas, observadas, relatadas e integradas. Aí então as pessoas podem fazer instintivamente os ajustamentos necessários.
FONTE: http://www.dras.com.br/biblioteca/comunicacaointerpessoal.htm
x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.
4. Capacidade de lidar com sentimentos de contrariedade (irritação)
A incapacidade de alguém para lidar com manifestações de irritação e contrariedade resulta, com frequência, em
curtos-circuitos na comunicação.
Supressão
Algumas pessoas