Cotábeis
Sociólogo e filósofo inglês, nascido em 1820 e falecido em 1903, uns dos maiores representantes do evolucionismo e considerado o fundador da teoria do darwinismo social, era filho professor, mais mesmo assim, não frequentou a escola de forma regular, pois recebia toda sua educação em casa, pelos seus pais.
Spencer tentou aplicar sua ideia evolucionista nos vários campos, na sociologia, na biologia, na psicologia, na politica e vários outros. Partindo para aplicação das ideias evolucionista de Spencer no contexto social, ele entendia que a evolução da sociedade se dava através do tempo, de uma forma gradativa, se processando sempre para sociedades mais e mais desenvolvidas. Assim entendia que, todas as sociedades, mesmo estando em estados diferentes de evolução, estariam rumo ao mesmo nível de desenvolvimento.
A ideia evolucionista foi deduzida por Spencer, antes de seu colega, Charles Darwin, formular a teoria das espécies, porém Darwin aplicava a teoria da evolução à biologia e Spencer procurou aplicar a ideia a sociedade – o chamado Darwinismo Social – mostrando assim que na sociedade à também a eliminação dos mais fracos pelos mais fortes como acontece na biologia, ocorrendo assim à luta pela sobrevivência. E Spencer foi o autor da expressão "sobrevivência do mais apto".
Spencer combateu a interferência do Estado na educação a educação, pois a educação que era dada as crianças era como uma forma de imposição de como elas deveriam ser, sentir, de agir, pois sem essa educação as crianças nunca chegariam a esses conhecimentos sozinhas, mais para Spencer as crianças devem ser deixadas agir com total liberdade deixando elas assim sozinhas chegarem ao conhecimento de como devem ser, agir e sentir, assim é a educação racional para Spencer.
INSTITUTO AVANÇADO DE ENSINO SUPERIOR DE BARREIRAS – IAESB
FACULDADE SÃO FRANCISCO DE BARREIRAS – FASB
LUCAS BRASIL
JULIETE RODRIGUES
LARISSA MOSLEY
HERBERT SPENCER
BARREIRAS
2012
REFERÊNCIAS