Planejamento estratégico
Planejamento estratégico e Tático
A área de conselho consultivo deverá ser extinta, já que uma vez temos a de assessoria de planejamento dando um suporte necessário para o desenvolvimento do planejamento estratégico. Poderá ser implantada a integração e participação entre os cooperados, conselheiro e presidência que deverá ser mais intensa, a fim de melhorar a postura de atuação meio mole e inserir uma postura firme, diante dos funcionários e clientes.
Se ates as decisões era centralizada somente na presidência, isto devera mudar a partir de agora as decisões deverão ser distribuídas aos diretores de negócios que por sua vez terão maiores participações nas decisões cabíveis de cada área, procurando ser uma equipe com visão voltada à cooperativa. Pesquisando novos fornecedores que possa oferecer um preço melhor conforme quantidade comprada, assim podendo gera um valor abaixo do que já existia, ou seja, um preço adequado e justo ao cliente, procurando sempre tomar cuidados para não ter um estoque grande, pois isto não poderá ter mais, uma vez que produtos parados em estoque é dinheiro perdido e podendo com isto desestabilizar o lado financeiro da cooperativa. Procurar estabelecer preços de vedas conforme a média das demais cooperativas da região garantido com isto os preços com valores acessíveis, tentar manter a fidelização com os clientes é fundamental, buscar novos compradores com a garantia de ótimos preços e um excelente atendimento.
Planejamento operacional (funcionários) será necessária implantação de sistema de avaliação periódica, estabelecendo metas para alcançar resultados e benefícios com bonificações extras, folgas na data do aniversario e premiações como viagens e incentivos ao plano de carreira, distribuindo adequadamente os trabalhos, sem sobrecarga de tarefas, punições e pontos negativos nas avaliações para os que não gostam de seguir as tarefas demandadas.
Planejamento de Rh
É