Contradições no atendimento às gestantes nos cras
Curso: Especialização em Saúde Pública e da Família Data: 23/10/2010.
Disciplina: Relacionamento Interpessoal.
Professora: Dra. Glaudes Sucupira
Resenha Crítica
Referência Bibliográfica:
HUNTER, James C. O Monge e o Executivo: Uma história sobre a essência da liderança. Traduzido por Maria da Conceição F. de Magalhães. Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Sextante, 2004.
Credenciais do autor:
James C. Hunter nasceu em Detroit, Michigan. O mesmo é consultor – chefe da J.D. Associados, uma empresa de consultoria na área de R.H e treinamento. Com mais de vinte anos de experiência, Hunter desenvolveu uma carreira como instrutor e palestrante, autor também do livro “Como se tornar um líder servidor”.
Resumo da Obra:
O livro O Monge e o Executivo tem como premissa o antigo paradoxo “para liderar você precisa servir”. Através da narrativa de John Daily, um executivo renomado que começou a perder sua autonomia como marido, pai e gestor. John passa por dificuldades em vários aspectos de sua vida e por sugestão do pastor de sua igreja e a pedido de sua esposa Rachel, ele aceitou participar de um retiro de uma semana em um mosteiro beneditino que abrigava frades desta ordem. Um dos frades era Leonard Hoffman, um ex-executivo de uma das maiores empresas estadunidenses que abandonou tudo em busca de um novo sentido para sua vida. Quando John chegou ao mosteiro e soube que o lendário Leonard Hoffman agora era o frade Simeão, ficou surpreso, pois este nome o perseguia desde criança. Nas palestras de Simeão, o mesmo fala sobre os princípios de liderança bem como de sua distinção entre autoridade e poder. Destaca a importância de se conjugar a realização de uma tarefa com a construção saudável de relacionamentos, enfatiza os paradigmas, mostra a importância de desafiá-los sempre em relação a si, aos demais e ao mundo. Hunter explica que o princípio da liderança efetiva é baseado na interação de responsabilidade, respeito e cuidado. Ao