Ler - dort
Trata-se da Lesão por Esforço Repetitivo ou como alguns preferem Distúrbio Osteomeuscular Relacionado ao Trabalho, estes distúrbios ocorrem, devido a uma sobrecarga nas estruturas anatômicas ocasionadas pelo trabalho. Pode aparecer como tendinite, miosite, neuropatias compressivas, transtornos articulares e outros.
Os sinais e sintomas relacionados a LER/DORT referem-se aos músculos, tendões, ligamentos, vasos, nervos e articulações. O trabalhador queixa-se de dor, alterações de sensibilidade, inchaço, formigamento, perda de força e diminuição do controle dos movimentos. A proximidade da dor com a depressão (angústia) explica a dor difusa no curso da doença, portanto deve-se tomar cuidado com a medicação excessiva (psicotrópicos) sem o devido acompanhamento médico.
Os membros superiores, inferiores e coluna podem ser atingidos. A incidência de LER/DORT em mãos, antebraço e ombros, ou seja, membros superiores e quase sempre acompanhada de cervicalgia (dores no pescoço).
É importante que o trabalhador saiba que existem fases diferentes para LER/DORT e quanto mais precoce for a intervenção no quadro clínico melhor será o prognóstico do trabalhador, portanto procure o seu médico aos primeiros sintomas de cansaço nos braços (fadiga), dor, formigamento e incômodo durante a realização do seu trabalho. Procure a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) de sua empresa e peça providências para que você possa trabalhar com segurança e conforto.
Fique atento se no seu trabalho houver:
Repetitividade de movimentos;
Ritmos de trabalho intenso;
Falta de tempo até para ir ao banheiro ou beber água;
Necessidade de ficar parado ou sentado por muito tempo seguido;
Móveis e equipamentos incômodos;
Cobrança contínua para manter a produtividade;
Cobrança contínua da chefia para produzir cada vez mais e errar cada vez menos;
Exigência de horas extras;
Inexistência de canal para conversar sobre problemas no trabalho.
Você pode