plano de açao
RESUMO---------------------------------------------------------------------------6
INTRODUÇÃO--------------------------------------------------------------------7
CONCLUSÃO---------------------------------------------------------------------33
REFERENCIAS-------------------------------------------------------------------34
RESUMO:
Este artigo visa abordar a questão da garantia de direitos de crianças e adolescentes, as políticas sociais de proteção, sua constituição e operacionalização; considerando a Política Nacional de Assistência Social e o atendimento a criança e ao adolescente no Sistema Único de Assistência social – SUAS operacionalizadas através do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS em um município de pequeno porte I.
Palavras-chave: Crianças e Adolescentes. Políticas Sociais. Direitos Sociais. Inclusão Social.
Introdução
O presente artigo aborda a experiência de um município de pequeno porte I em relação às políticas sociais de proteção a criança e ao adolescente realizada no município, em consonância com a Política Nacional de Assistência Social – PNAS/2004.
1.1 – Questão Social e as Políticas Sociais de Proteção a Criança e ao Adolescente.
A questão social surge com o fim da escravidão e o inicio do capitalismo, quando a sobrevivência do operariado vincula-se ao mercado de trabalho e a força de trabalho passa a ser vista como mercadoria. Por questão social compreende-se o conjunto das refrações produzidas pelo modo de produção capitalista, que para se produzir e reproduzir impede uma parcela da população de acesso à riqueza social. “A questão social não é senão as expressões do processo de