Contos
Goiânia/13
Trabalho apresentado à professora Juliana Neiva, da disciplina de Literatura, do Colégio Evangélico Analu.
Aluna: Kamylla Machado e Souza
“Quem sempre teve fé, nunca precisou de sorte!”
Sumário
* Introdução.....................................................................pág 5
* Desenvolvimento...........................................................pág 6
* Pontos do Livro..............................................................pág 8
* Conclusão......................................................................pág 9
* Anexo...........................................................................pág 11
* Bibliografia...................................................................pág 13
Introdução
O livro Romeu e Julieta de William Shakespeare escrito entre as datas de 1591 e 1595 é uma das obras de maior destaque no período Elisabetano.
Segundo consta, a história baseia-se em fatos reais acontecidos na cidade de Verona (cidade Italiana) entre as famílias Montéquio (de Verona) e Capuleto (de Cremona). Essa história foi recontada durante muito tempo por escritores, porém só tomou proporções maiores quando foi escrita e encenada por William Shakespeare, pois atribuiu a um tema comum caráter de obra prima mundial.
Escrita em forma de peça teatral, em um período que os teatros tiveram sua ascensão, a obra narra a história de amor trágica de dois jovens pertencentes a famílias rivais, Romeu Montéquio e Julieta Capuleto que contrariam as restrições familiares e políticas para viverem sua paixão. Seu título original é: “The Most Excellent and Lamentable Tragedy of Romeo and Juliet.”
Desenvolvimento
A peça inicia-se com uma desavença entre as famílias Montéquio e Capuleto nas ruas da cidade de Verona que é interferida pelo príncipe Éscalo que os ameaça com a morte. Julieta, filha única de Capuleto é pedida em casamento por Páris, jovem nobre e parente do príncipe de