Contos
Autora: Luísa Ducla Soares Editora: Terramar
Resumos
o A aia
Era uma vez um rei, que andava por terras a combater. A rainha, algum tempo depois recebeu a notícia de que ele morrera.
A partir daquele momento passou a morar naquele Palácio, a rainha, o seu filho bebé, a sua escrava e o seu filho também bebé, que nascera no mesmo dia que o filho da rainha. O bebé rei estava deitado num berço de marfim e o filho da escrava estava deitado num berço de verga.
Havia um tio do bebé (filho da rainha), que queria matá-lo, pois queria ser o herdeiro ao trono, queria ter poder e ser ainda mais rico. Certo dia, o tio mau entra no Palácio, a escrava vê, pega no bebé que estava no berço de marfim (o filho da rainha) e pôs-lo no berço de verga, e pega no seu filho e pôs-lo no berço e marfim. O tio pensando que no berço de marfim estava o herdeiro ao trono, pega no bebé e tráz-lo para fora e mata-o.
A escrava para salvar o futuro rei, entregou o seu filho.
A rainha quando viu o berço de marfim vazio e gritou, chorou. Mas quando a escrava destapou o outro berço, a rainha chorou de alegria.
A rainha teria de recompensar a escrava por tudo o que ela lhe fez. Levou-a a ver jóias antigas de reis passados. Ela a princípio estava indecisa, mas acabou por escolher um punhal coberto de diamantes.
o O tesouro Eram três irmãos, o Rui, o Guanes e o Rostabal. Certo dia os três foram procurar comida perto das éguas. Lá encontraram um cofre com três fechaduras, cheio de moedas.
Resolveram que Guanes iria à aldeia comprar três sacos de couro, três kg de cevada, três empadões de carne e três garrafas de vinho. Guanes levou uma chave do cofre.
Enquanto Guanes foi, o Rui e o Rostabal diziam que o Guanes não era para ir com eles, e não achavam justo ele ficar com parte do tesouro. Então decidiram matá-lo. Puseram-se atrás de