Respiratório
O sistema respiratório tem como função fornecer oxigênio para sustentar o metabolismo tecidual e remove o dióxido de carbono. A respiração, como o termo é geralmente usado, inclui dois processos: respiração externa, a absorção do O2 e a remoção do CO2 do organismo como um todo; e respiração interna, o intercâmbio gasoso entre as células e seu meio líquido. O sistema respiratório, nos vertebrados, é formado pelo órgão de trocas gasosas denominado pulmão, e pela bomba que ventila os pulmões. Esta bomba consiste da parede torácica e dos músculos respiratórios (os quais aumentam e diminuem o tamanho da cavidade torácica). Estes músculos são controlados pelo centro respiratório, localizado no bulbo cerebral. O sistema respiratório também é importante na termorregulação, no metabolismo de substâncias endógenas e exógenas, e na proteção do animal contra poeiras e agentes infecciosos inalados. A função dos órgãos da respiração está estreitamente ligada ao coração e á circulação. Existe uma grande variedade de estruturas, porém todas as superfícies respiratórias têm como características a umidade, a ventilação, paredes finas, grande área de troca e a vascularização.
Difusão de gases: Quando há gradientes de pressão, os gases apresentam movimento líquido. A difusão liquida ocorre a partir de áreas de alta pressão para áreas de baixa pressão. A difusão ocorre através da membrana respiratória.
ESTRUTURAS
Narinas:
São as aberturas externas para a passagem do ar, mais flexíveis e dilatáveis no cavalo e mais rígidas nos suínos. A dilatação da narina é vantajosa quando há maior requerimento de ar.
Faringe:
A faringe é caudal as cavidades nasais, sendo uma via comum de passagens para ar e o alimento. A abertura da faringe que leva a continuação da via de passagem de ar é a glote. Imediatamente caudal a glote está a laringe, o órgão de fonação dos mamíferos.
Cavidades Nasais:
As cavidades são separadas dentre si