Contos
O fazendeiro vivia sozinho com a sua mulher feliz, mas o tempo foi passando e o dinheiro que em tempos era abundante foi desaparecendo, seguindo de dívidas e mais dividas até que um dia a resposta às suas preces apareceu diante dele.
Um dia, quando a sua mulher estava doente, o fazendeiro foi a capoeira para apanhar alguns ovos para lhe fazer o pequeno-almoço até que o viu.
Uma galinha branca velha acariando com as suas penas finas e áspero o seu ovo. Mas este não era igual aos outros, este era lindo, precioso, este era de ouro.
O fazendeiro quando viu tal preciosidade não se conteve de felicidade caindo de joelhos e louvando o seu Deus. Pegou no ovo, deu uma festa à galinha e foi a correr ter com a sua mulher.
Nesse mesmo dia este viajou até a cidade e vendeu o seu ovo de ouro facilmente por bastante dinheiro.
No dia seguinte a galinha teve ou outro ovo, o fazendeiro feliz voltou ao mercado com o seu burrito para o vender.
Dias e dias passaram até que o dinheiro já aparecia facilmente de mais, o fazendeiro estava sempre ao lado da galinha esquecendo-se da sua mulher ainda doente, todos os dias ia ao mercado e vendia o ovo.
A sua mulher esquecida na cama, não se podendo mexer ficou sem comer pois o fazendeiro agora só via a galinha e não plantava nada para comerem, até que um dia a mulher morreu de fraqueza.
O fazendeiro após a morte da mulher ficou mais obcecado pela galinha e todo aquele dinheiro, até que pensou se ele abrisse a galinha poderia encontrar todos os ovos juntos.
No dia seguinte, ele matou a galinha e onde ele esperava ver um tesouro viu apenas sangue inocente derramado.
O fazendeiro ao ver isto acordou para a vida, tinha perdido a mulher e a sua galinha, agora estava triste e só. Ajoelhou-se perante Deus, e deu a sua ultima reza até a sua faca traspassar