resenha historia da enfermagem
PAIXÃO, Waleska. Historia da Enfermagem. 4 ed,c1969. Origens da Enfermagem; Período da unidade Cristã e período Crítico da Enfermagem e Precursores da Enfermagem (p. 13-96). Chap. (II, III E IV)
ORIGEM DA ENFERMAGEM
Os enfermos eram dados primeiramente pela mãe como enfermeira da família como forma de prestação de assistência. Caracterizando a pratica de cuidar.
A pratica religiosa e de saúde era desenvolvidas pelos sacerdotes em seus templos e a doença era tida como castigo de Deus ou do poder do demônio. Mais tarde os sacerdotes adquiriram conhecimentos com as plantas passaram a ensinar pessoas para as funções de enfermeiro e farmacêutico.
TEMPOS ANTIGOS
Não há grande documentação a que se refere a enfermagem e a sua pratica de cuidar antes de cristo.
EGITO- O povo egípcio apesar de terem alguns documentos de registro da medicina a escritos livros agrados não mencionam os documentos nem hospitais e nem enfermeiro os egípcios conheciam e praticavam o hipnotismo, admitiam as influencia dos astros e faziam ataduras na conservação das múmias.
INDIA-Documentos do século VI A.C montra os cuidados em proporcionar assistência inteligente aos mais desamparados, pois nessa época já conheciam e descreviam ligamentos, vasos linfáticos, músculos, nervos plexos. Conheciam antídotos para alguns venenos e utilizavam de plantas medicinais. Os estudantes além de aprender as doenças, remédios e as influencias dos astros deveria aprender as orações as deuses da vida, da morte e da saúde.
PALESTINA- na Palestina mesmo o rei adorando outro ídolo os povos antigos pela crença tinha um só Deus. Foi por Moises o primeiro a prescrever higiene que o colocaram entre os grandes sanitarista de todos os tempos. Não se sabe se havia hospitais permanentes mais visitavam os enfermos em suas casas e estalavam hospedarias gratuitas para viajantes pobres nela lugar para reservados.
ASSÍRIA E BABILONIA-