Contos: A origem e a História
Professor Responsáveis:
Camila de Nós
Lucas Wylde
2º ano do E.M.
1.Teoria da Explicação
Introdução
O conto é um texto narrativo centrado em um relato referente a um determinado acontecimento sendo ele real ou fictício. É um tipo de narrativa curta, muito menor em relação a um romance, apresenta uma linguagem direta e simples, por conta disso, podem ser escritos ou, como eram tradicionalmente, contados.
Eles também apresentam uma característica marcante, sempre trazem um ensinamento ou uma lição de moral. Por conta disso, se tornaram amplamente conhecidos sendo divulgados no cinema, principalmente, nas obras de Walt Disney.
Origem
A origem do conto está na transmissão oral dos fatos, no ato de contar histórias, que antecede a escrita e nos remete a tempos remotos. Devido aos perigos do mundo antigo, surgiu a necessidade de alertar, principalmente as crianças, sobre estes perigos utilizando-se dos contos para também educar as crianças.
Fases
Os contos podem ser divididos em 3 fases
Fase oral
Logicamente a primeira fase é a "oral", a qual não é possível precisar o seu início: o conto se origina num tempo em que nem sequer existia a escrita; as histórias eram narradas oralmente ao redor das fogueiras das habitações dos povos primitivos – geralmente à noite. Por isso o suspense, o fantástico, que o caracterizou.
Fase escrita
A primeira fase escrita é provavelmente aquela em que os egípcios registraram O livro do mágico (cerca de 4000 a.C.). Daí vamos passando pela Bíblia – veja-se como a história de Caim e Abel (2000 a.C.) tem a precisa estrutura de um conto. O antigo e novo testamento trazem muitas outras histórias com a estrutura do conto, como os episódios de José e seus irmãos, de Sansão, de Ruth, de Suzana, de Judith, Salomé; as parábolas: o Bom Samaritano, o Filho Pródigo, a Figueira Estéril, a do Semeador, entre outras.
No século VI a.C. temos a Ilíada e a Odisseia, de Homero e